sexta-feira, 15 de abril de 2011

MAPAS E DADOS SOBRE OS BRINCS

Mapa dos países BRICS BRICS


 Brasil
Presidente (chefe de Estado e de Governo)Dilma Rousseff
 Rússia
Presidente (chefe de Estado)Dmitry Medvedev
Primeiro-ministro (chefe de governo)Vladimir Putin
 India
Presidente (chefe de Estado)Pratibha Patil
Primeiro-ministro (chefe de governo)Manmohan Singh
 China
Presidente (chefe de Estado): Hu Jintao
Primeiro-ministro (chefe de governo): Wen Jiabao
 África do Sul
Presidente (chefe de Estado e de Governo)Jacob Zuma

Esta é uma tabela mostrando várias categorias de listas e rankings relacionadas à economia e política e as posições dos países BRICS em cada uma delas. O melhor colocado destacado em negrito.

Categoria Brasil Rússia India China África do Sul
Área3º / 4º
(disputado)
24º
População25º
PIB nominal11º10º28º
PIB (PPC)25º
Exportações21º11º20º36º
Importações20º17º11º34º
Balança comercial187º182º179º
Consumo de eletricidade14º
Automóvel per capita65°51°114°72°69º
Liberdade econômica81°122°121°111°50º
Produção de petróleo23°42º
Índice de Desenvolvimento Humano73º65º119º89º110º


BRINCS

                Em economiaBRICS é um acrônimo que se refere aos países membros fundadores (Brasil,Rússia, Índia e China) e à África do Sul, que juntos formam um grupo político de cooperação. No dia 13 de abril de 2011, o "S" foi oficialmente adicionado á sigla BRIC para formar o BRICS, após a admissão da África do Sul ao grupo. Os membros fundadores e a África do Sul estão todos em um estágio similar de mercado emergente, devido ao seu desenvolvimento econômico. É geralmente traduzido como "os BRICS" ou "países BRICS" ou, alternativamente, como os "Cinco Grandes".


                      "Nos últimos anos, vem crescendo a ideia de que o BRIC está tirando dos Estados Unidos, União Europeia e Japão - que chamamos de trilateral - o dinamismo da economia mundial", comenta o professor André Roberto Martin, professor de Geografia Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP). Juntas, as quatro nações respondem por 15% do produto interno bruto (PIB) do mundo e concentram cerca 40% da população total do planeta. "Brasil e Rússia possuem abundância de recursos naturais, enquanto China e Índia, de mão-de-obra. É isso que lhes dá esse potencial de crescimento. Já a trilateral, embora possua capital, não tem mais para onde crescer". O especialista acrescenta que a crise econômica que atingiu o planeta no segundo semestre de 2008 contribuiu para que mundo voltasse seus olhos ao grupo. "Depois da crise, que afetou principalmente Estados Unidos e Europa, ficou muito clara a dependência econômica mundial desses quatro países".


                       O BRIC não é um bloco econômico como o Mercosul, nem político como a União Européia ou militar como a Otan.  Trata-se de um conceito que está ligado aos grandes mercados emergentes, mas que nada diz sobre o modelo econômico ou a situação política e social de cada uma de suas quatro nações. "Nessa questão ainda há muito a percorrer, principalmente para a China e a Índia, que possuem milhões de pessoas em condições muito precárias de vida", afirma André Martin.







quinta-feira, 14 de abril de 2011

Fotos

              

      O ex-presidente russo Boris Yeltsin acena enquanto assiste a partida de futebol, em Moscou, em 2004 - Reuters
         Mikhail Gorbatchev                                                              Boris Yeltsin