quinta-feira, 14 de abril de 2011

Mundo bipolar e multipolarização



             O fim da Segunda Guerra Mundial marcou a divisão do mundo em dois polos antagônicos de poder: um liderado pelos EUA, constituído por países capitalistas, e outro comandado pela União Soviética, que agregava países socialistas.
          Durante pouco mais de quatro décadas a humanidade conviveu com a tensa disputa pela hegemonia mundial entre as duas superpotências. Esse período ficou conhecido como Guerra Fria.





   Foto do muro de Berlim - símbolo da Guerra Fria


                A década de 1980 trouxe à tona, porém,a crise do socialismo e o colapso desse sistema, socioeconômico, acompanhado da redefinição das fronteiras no antigo mundo socialista.
               O mundo passou a ser predominantemente capitalista, com três eixos principais de poder: Estados Unidos, cuja área de influência se dá principalmente no continente americano; o Japão, dominante na bacia do Pacífico;e a União Européia, bastante influente no continente africano e no Oriente Médio.
              Paralelamente a essas mudanças, o mundo vem assistindo a uma importante revolução tecnológica em setores como a informática e as telecomunicações. Com a chamada era tecnocientífico-informacional, inaugura-se um novo período em que as relações entre os  lugares vêm sendo progressivamente modificadas e redefinidas. A difusão da internet tem possibilitado o acesso cada vez maior às informações, ao conhecimento e a produtos de várias procedências, além do contato quase que "instantâneo" entre indivíduos e culturas de diferentes cantos do planeta.

4 comentários:

  1. Sinceramente, tá muito resumido e não tá passando a idéia que realmente queria...resumindo o que é a multipolarização??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É a divisão do poder em alguns blocos .Neste sentido, polos de poder como a União Europeia e o Japão se mostram importantes centros de poder.

      Excluir
  2. Que pena! Coloquei apenas um pequeno texto...

    ResponderExcluir
  3. Bom, na realidade ta um pequeno texto que deu para eu relembrar tudo que já sei, gostei...'

    ResponderExcluir